L
text.skipToContent text.skipToNavigation
0

Etna Blog

5 dicas para planejar um bom quarto infantil

Conforto e segurança são essenciais para o quarto dos pequenos

Infância é sinônimo de felicidade e decorar o quarto dos pequenos é muito divertido para os pais de primeira viagem! Durante os primeiros anos de vida, o ambiente da criança tem um papel muito importante, que vai muito além do descanso e da soneca, ele serve como um refúgio para ela desenvolver suas brincadeiras, tendo seu mundo particular. Mas, alguns fatores são essenciais para que esse ambiente seja confortável, seguro e ao mesmo tempo ideal para estimular a imaginação dos pequenos. Pensando nisso, a Etna decidiu reunir algumas dicas e sugestões de produtos para que você planejar o cantinho ideal para seu filho!

Cama ou berço?

O berço é um dos principais móveis que os pais pensam para o quartinho do bebê, mas algumas famílias apostam em quartos com colchões no chão ou até mesmo em camas baixas. O berço é muito bacana, mas é essencial favorecer a autonomia da criança que poderá se deitar e se levantar quando quiser, sem chamar pelos pais. Caso você invista no berço, o ideal é usar babás eletrônicas, já para as camas baixas uma solução é utilizar almofadas nas laterais!

Quer saber como decorar o quarto do seu pequeno? Confira nosso post e aproveite bastante!

Quanrto infantil com quadros e berço

Elementos lúdicos

Muitos pais decoram o quarto do filho (a) de acordo com suas vontades pessoas, mas que tal pensar no que a criança gosta? Um quadro, por exemplo, pode ser uma ótima ideia para estimular as funções manuais e desenvolver a criatividade dos pequenos desde cedo, como também tapetes de borracha que trazem conforto e segurança para elas brincarem. Já os espelhos também pode ser uma ótima ideia, eles podem ser colocados na horizontal ou chão.

barraca infantil com elementos ludicos

Tudo na altura deles

Ao invés de decorar o quarto com as coisas no alto, pense em distribuir os itens de decoração, brinquedos e objetos de uso diário levando em consideração a altura do seu filho (a). Uma ideia é optar por prateleiras e nichos em uma altura baixa, ou até mesmo por cestos no chão. Assim, a criança terá fácil acesso e autonomia para pegar os próprios objetos quando precisar. Outra solução é criar um espaço dedicado para a troca de roupas, como cabideiros e gavetas!

Encontre o móvel perfeito para decorar quartos infantis, confira nosso catálogo e aproveite!

estante infantil

Organização é essencial

Um quarto organizado favorece o aprendizado desde cedo para as crianças. Em um ambiente com tudo em ordem, seu filho (a) pode desenvolver um excelente senso de organização, entendendo a diferença de investir e de gastar o seu tempo, como também auxiliar em outros hábitos como dormir e acordar no horário estipulado pelos pais. Mas, é essencial que isso não acontece só colocando as coisas no lugar é necessário setorizar os brinquedos pensando nisso.

quarto infantil com cama e comoda

Se a criança cresce, o quarto cresce junto

Um fato muito importante, que muitos pais esquecem, é que as crianças não crescem só na altura! Ao decorrer dos anos, as necessidades delas mudam, como também os brinquedos, acessórios entre outras coisas. A cada ano que passa, elas vão traçando a própria personalidade e alguns traços podem auxiliar os pais a encontrarem peças decorativas que possuam a identidade da criança. O ideal é recriar sempre o espaço aos interesses da criança!

Organização deve ser ensinada para a criança desde cedo, confira os itens da Etna e aproveite!

dormitório com cama e poltrona infantil